top of page

Transformar a nossa casa para enfrentar os dias difíceis

  • Foto do escritor: Thuany Stephany
    Thuany Stephany
  • 14 de abr. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 22 de ago. de 2023

A nossa casa precisa ser um lugar de aconchego, um lugar que nos deixe felizes. Precisamos gostar de viver na nossa casa.


Pessoa sentada no chão confortavelmente lendo um livro e tomando chá
Emily Rudolph | Unsplash

Alguma vez você já sentiu que a sua casa não tem vida e que parece não existir uma família vivendo nela? Eu já senti isso algumas vezes durante a minha vida.


Em alguns lugares que já morei não sentia que eles transmitiam a minha história e da minha família. Isso já mexeu muito com a minha autoestima. Passar por períodos difíceis e não encontrar refúgio na minha própria casa porque ela não se parecia comigo, não tinha minha personalidade e não mostrava nada que me fizesse sentir acolhida era horrível para mim.


Existem alguns momentos na nossa vida em que uma sensação de vazio nos atinge e nos faz querer o colo de alguém, mas nem sempre conseguimos esse acolhimento por isso resolvemos nos esconder em casa para ficar longe do mundo e dos problemas.


Mas quando não nos sentimos acolhidas pelo nosso lar? Quando olhamos ao redor e não nos reconhecemos, não nos conectamos com nada em casa? Sempre parece que falta algo.


Na maior parte das vezes realmente falta algo. Falta identificação com o lugar que vivemos, falta sentir que a nossa casa nos representa e nos convida para nos acolhermos. E quando falta tudo isso, também falta felicidade e autoestima. Falta sentir que podemos construir novas histórias com nós mesmas e com a nossa família.


Por isso, cada vez mais eu acredito que nosso lar precisa ter vida e precisa mostrar a alma de quem mora ali. Precisa ser um lugar onde queremos estar, onde queremos ir ao final de um dia cansativo na rua, onde sentimos acolhimento. Mesmo que esse lar seja temporário, como uma casa alugada, é importante que ele nos traga bem-estar.


E como fazer para transformar nossa casa? Como fazer um lar que nos represente, mostre quem somos e nos faça bem?


O que cada pessoa sente é único, não existe uma fórmula certa para sentir conexão com a nossa casa, mas ter fotos da família e amigos que gostamos espalhados nos ambientes pode ser um começo para se sentir bem. Colocar na decoração um objeto que nos faça lembrar de uma viagem ou outro momento feliz na nossa vida também é um bom passo.


Precisamos olhar ao redor do lugar que vivemos e nos enxergar ali. Enxergar que nós quem moramos ali e não outra pessoa qualquer. Nossa casa precisa mostrar a nossa história, pois ela não é um quarto de hotel que precisa ser impessoal porque recebe pessoas diferentes diariamente.


Ao mostrar quem somos na nossa casa e criando um lugar único, que só nós podemos ter, nos permitimos ser felizes e buscar por um dia melhor.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Arquiteta Thuany Stephany.png

Neste blog eu compartilho com você as minhas experiências com a arquitetura de forma profissional e pessoal, momentos que já vivi e que vi outras pessoas viverem em suas casas, sentimentos e reflexões sobre alguns aspectos da vida.

Thuany Stephany

bottom of page